PALESTRANTES
Adriana Camatta
Advogada e Consultora do Escritório Camatta e Souza Ltda.
Advogada e Consultora do Escritório Camatta e Souza Ltda. Doutoranda, Mestre e Professora permanente em Direito da Dom Helder Escola Superior. Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Dom Helder Escola Superior de Minas Gerais. Professora permanente em Direito da Dom Helder Escola Superior. Advogada e consultora em Direito Ambiental do Escritório Camatta & Souza Advogadas Associadas.
Ana Cintas
Sócia Fundadora da AC+ Gestão e Treinamento
Mestranda em Governança Corporativa pela UNIFESP. Possui mais de 20 anos de consultoria em Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Compliance, tendo atuado em “Big Four”. Foi membra de Comitê de Auditoria Estatutária e representante do Comitê no Conselho de Administração da CEAGESP. Coordenou o MBA de Governança, Riscos e Compliance e o MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da Universidade Vila Velha – UVV. É especialista em Gestão de Riscos pelo IIA-The Institute of Internal Auditors COSO ERM 2017. É especialista em Compliance pelo INSPER Possui o curso de Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Cursou MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Graduada em Ciências Contábeis pela FECAP https://www.linkedin.com/in/ana-cintas-39981825/
Carla Marinho
Mestranda em Gestão e Políticas Públicas e Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP)
Carla Marinho é mestranda em Gestão e Políticas Públicas e Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Possui experiência em estratégias de advocacy e em análise de conjuntura política para a iniciativa privada. Atualmente, trabalha no Centro de Liderança Pública (CLP) em prol do fortalecimento de governos subnacionais, por meio da elaboração e engajamento de ferramentas de gestão baseada em dados e evidências.
Edmar Camata
Secretário de Estado de Controle e Transparência
Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo; Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade Salamanca (Espanha); Policial Rodoviário Federal e Instrutor da Disciplina Estratégia Institucional e Governança, na Universidade Corporativa PRF; Membro da ONG Transparência Capixaba (2006-2014) e Secretário Geral (2015-2018); Secretário de Estado de Controle e Transparência (2019-atual); Vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno - Conaci; Idealizador e coordenador da obra "Mulheres no Controle' Tópicos de Controle Interno sob o olhar das mulheres - Conaci.
Francisco Eduardo de Holanda Bessa
Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou como Secretário Federal de Controle Interno da CGU e Assessor de Controle no Ministério da Economia, Ministério da Fazenda, Casa Civil e Ministério da Educação. É professor universitário na área de contabilidade gerencial, auditoria e ética. É auditor certificado (Certified Government Auditing Professional - CGAP) pelo IIA. Formado pelo Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – CAEPE da Escola Superior de Guerra e pelo Curso para Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É certificado pelo IBGC como Conselheiro de Administração Experiente (CCA+ IBGC). Cursou o Programa Minerva em Economia pela George Washington University, o Programa Executivo de Competências para Liderança pela Universidade de Indiana e o 21st Century Leadership Certificate - Certificação Avançada pela ENAP e Apolitical.
Francisco Netto
Professor Grupo Sapiens Educacional
Autor pela Editora Juspodivm na área de compliance e integridade, Professor e Palestrante em eventos de Direito Público e gestão de alcance profissional e acadêmico. Ex - Vice Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno –CONACI Ex - Controlador Geral do Estado de Rondônia –CGE-RO(2016-2023) Professor das Disciplinas de Direito Constitucional e Administrativo da Faculdade UNISAPIENS Auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia SEFIN-RO–desde 2010 Ex-assessor do Ministério Público de Contas – MPC/TCE-RO Ex-auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE/RO 2008/2010 Ex- membro suplente do conselho de transparência pública e Combate a Corrupção do Governo federal - CTPPC Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR Formado em matemática e em Economia na universidade Federal de Rondônia –UNIR Foi Coordenador do Grupo de Padronização de Normas Internacionais de Auditoria Interna do CONACI/Banco Mundial(2017/2019). Ex-Diretor Executivo de Compras e Licitações da SUPEL/RO (2011/2015) Coordenador de trabalhos técnicos como a elaboração do Manual de Transparência de unidades de Conservação florestal (CONACI/Transparência Internacional) e Manual de Transparência de Obras de Infraestrutura. Experiência em grupos de trabalho no Brasil e no Exterior, tais como a iniciativa de combate a corrupção como a ENCCLA – Estratégia nacional de combate a corrupção e lavagem de dinheiro (junto ao Ministério da Justica) ação n. 5/2019 e Ação n. 2/2019 , bem como na rede (PEMPAL) que facilita o intercâmbio de experiências profissionais e a transferência de conhecimento entre profissionais de gestão de finanças públicas (GFP) em todos os países da Europa e Ásia Central (ECA). TBLISI , GEORGIA 2018.
Gemau Halla
Head de Auditoria Interna na Atvos
Head de Auditoria Interna na Atvos segunda maior produtora de Etanol do Brasil é Sócio investidor e conselheiro em Startups do setor de educação, foi Membro do Comitê de Auditoria do CTC – Centro de Tecnólogo Canavieira teve cargos de gerência e coordenação em empesas como Toshiba, Coca Cola, Grupo Posadas (México). É professor e palestrante em cursos de MBA, relacionados aos temas, Auditoria Interna, Compliance, Riscos e Governança.
Heitor Abreu
Sócio Proprietário da Pluvia Segurança da Informação e de Dados
Sócio Proprietário da Pluvia Segurança da Informação e de Dados. Pós-graduado em Segurança da Informação, possui certificação Privicy and Data Protection Practitioner (Exin) e Privicy and Data Protection Foundation (Exin), ambos na área de Proteção de Dados. É pós-graduando em Inteligência Artificial (IA) e Ciências da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e realiza curso em Análise de Dados. Além disso, realizou o Curso de Aperfeiçoamento Executivo em Cybersegurança na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Dentre as funções e cargos que ocupou, foi Secretário de Estado na Casa Civil da Presidência da República, Conselheiro de Administração na CEAGESP e GEAP, gerente sênior de logística na Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT). É Doutor na área de Logística e possui o MBA de Logística Empresarial (FGV-Rio). Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Morou na África e América Central onde atuou em gestão de crises. Um dia vai tocar contrabaixo elétrico em uma banda de jazz. Adora tecnologia, inovação e inteligência artificial.
Juliana Nascimento
Senior Manager na KPMG
Senior Manager na KPMG, Mestre e Docente Especialista em ESG, GRC, Continuidade dos Negócios e International Business. Cofundadora, CEO e Vice-Presidente do Conselho do Compliance Women Committee. Possui experiência relevante no âmbito corporativo atuando em projetos estratégicos e de alta complexidade. Mestrado Profissional Master of Laws in International Business Law pela Steinbeis University Berlin (Alemanha). The Paris Agreement on Climate Change as a Development Agenda - United Nations System Staff College (UNSSC).Auditora Líder em Sistemas de Gestão de Compliance e Antissuborno .
Kathleen Krause
Chefe Adjunta - Departamento de Regulação Prudencial e Cambial - Banco Central do Brasil
Kathleen Krause tem bacharelado em Estatística pela UFPR e mestrado em Gestão Econômica de Negócios, pela UnB. No Banco Central desde 1998, trabalhou nas áreas de supervisão e regulação, sendo atualmente chefe adjunta do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial. Faz parte do time que coordena a implementação, no Brasil, das recomendações do BCSB – Basel Committee on Banking Supervision e representa o Banco Central do Brasil na TFCR – Task Force on Climate-related Financial Risk.
Letícia Amorim de Amaral Ruggiero
Gerente Executivo Jurídico, Governança e Sustentabilidade da VIXPAR, Divisão Logística do Grupo Águia Branca
Gerente Executivo Jurídico, Governança e Sustentabilidade da VIXPAR, Divisão Logística do Grupo Águia Branca. Mestre em Diretos e Garantias Constitucionais pela Faculdade de Direito de Vitória; Pós-Graduada em Processo Civil pela Faculdade de Direito de Vitória; Pós-MBA em Inteligência Empresarial pela FGV; Graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sustentabilidade pela FIA-SP e PUC-RJ Diversas formações em Governança Corporativa pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e Compliance e Anticorrupção pela LEC (Legal, Ethics & Compliance) Coordenadora do Núcleo IBGC/ES
Lorraine Lameri Cruz e Silva
Gerente de Auditoria Interna do Grupo Multivix
Advogada, Especialista em Controladoria, Finanças, Compliance e Administração Pública. Consultora e professora de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance. Coordenadora do Compliance Women Committee (CWC/ES). Diretora Jurídica e Compliance Officer do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF/ES). Já ocupou funções de auditoria, controles internos e compliance no SEBRAE/ES, Unimed Vitória, Governo do Estado do Espírito Santo e Prefeitura de Vitória.
Marina Cunico
Tenho 17 anos de idade, estou cursando psicologia na FAESA
Sou ativista e empreendedora social desde os meus 5 anos, sou ambientalista, vegetariana, defensora da educação, colunista do jornal A GAZETA, representante jovem do movimento ODS Espírito Santo e embaixadora da ACACCI, comecei a palestrar com 7 anos de idade e com 14 anos criei um projeto chamado o bem que contagia.
Paulo Vinicius
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União
Especialista em Auditoria do Setor Público, possui graduação em Zootecnia. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2001, foi Secretário de Controle Externo da Defesa Nacional e da Segurança Pública de 2021 a 2022. Desde 2023 está como Auditor-Chefe Adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
Rhiani Salamon Reis Riani
Doutor em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Católica de Santos
Doutor em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Bolsista CAPES. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Especialista em Direito Marítimo e Portuário pela Faculdade de Direito de Vitoria (FDV). Especialista em Mediação de Conflitos e Arbitragem (Faculdade Unyleya). Especialista em Compliance pela ESENI. Advogado. Mediador Certificado Internacional pelo ICFML-IMI. Mediador Judicial (Certificado pelo CNJ – TJES). Gestor de Conflitos. Cyber Mediador pela ODR LatinoAmerica. Professor de Direito Ambiental da FDV. Professor convidado da Pós Graduação em Gestão Negociada de Conflitos da FDV. Capacitação em Compliance. Membro do Grupo de Pesquisa Governança Global e Regimes Internacionais da Unisantos. Pesquisador nas áreas de Governança Global, Regimes Internacionais, Direito Ambiental Internacional, Gestão de Conflitos Socioambientais, Métodos Adequados de Solução de Conflitos, Mudanças Climáticas, Direito Internacional, Agenda 2030 e Direito Econômico Ambiental.
Roberta Floppel
Advogada especialista em Governança Corporativa
Advogada especialista em Governança Corporativa, Sistema de Integridade, Ética Empresarial e ESG; Conselheira de Administração; Coordenadora da Comissão de Ética na Governança do IBGC; Coordenadora do Núcleo IBGC Bahia; Coordenadora do Compliance Women Committee Bahia.
Rodolpho Martins Moyses
Superintendente de Governança, Riscos e Compliance
Advogado. Formado em Direto pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado em Governança, Riscos e Compliance pela Universidade de Vila Velha (UVV) e pós-graduado em Gestão em Saúde pelo Albert Einstein Instituto de Ensino e Pesquisa. Possui mais de 9 anos de experiência na área de saúde e cooperativismo. Experiência como gestor de Responsabilidade Social e Ambiental, atuando à frente de projetos de desenvolvimento educacional, social e ambiental. Foi membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/ES. É Membro associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atualmente atua como Superintendente de Governança, Riscos e Compliance da Unimed Vitória, além de Compliance Officer nomeado pelo Conselho de Administração. Professor universitário. Também é Diretor do Instituto Unimed Vitória.
Simone Garcia
Superintendente da Fetransportes
Executiva com mais de 20 anos de experiência em liderança e gestão nas áreas de Relações Institucionais, Governamentais, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade. Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente na Fetransportes e é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae. Atuou como Diretora de Relações Institucionais e Comunicação Externa no Grupo Águia Branca. Formada em Comunicação pela PUC Minas, cursou pela FGV, o MBA em Gestão Empresarial e o MBA em Economia, Gestão e Relações Governamentais. No INSPER, certificou-se em Relações Governamentais e Gestão em ESG. Em sua trajetória ocupou posições nas áreas de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais em empresas de grande porte, incluindo Arcelor Mittal, Vale e Nestlé na qual foi Head de Relações com o Governo Federal e Governos Estrangeiros, em Brasília. Neste período ocupou também posições de representação Setorial como a Diretoria da ABIA e a Vice-presidência da ABICAB em São Paulo. Destaca-se em seu perfil a habilidade em negociações complexas, gestão de crises e o foco em pessoas.
Tatiana Camarão
Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA
Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora da Pós Graduação PUC/MG. Coautora dos livros: Manual Prático do Pregão pela Editora Mandamentos; Termo de Referência; Gestão e Fiscalização de Contratos; Processo Administrativo; e Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Lei 14133/2021 pela Editora Fórum.
Vanessa Duque
Gerente de ESG do Banco do Estado do Espírito Santo - BANESTES
Servidora pública da Prefeitura Municipal de Vitória desde 2012. Cedida ao Banestes como Consultora da Presidência de 2020 a 2023. Advogada com MBA em Licitações e Contratos Administrativos.